domingo, 23 de janeiro de 2011

A RESTAURAÇÃO DO MINISTÉRIO APOSTÓLICO


AT. 3: 19 – 21

Estes versículos falam dos tempos de refrigério e restauração. Há etapas quando Deus refrigera seu povo e há etapas quando Deus restaura verdades e ministérios que foram perdidos por causa do pecado, negligência e tradição. Hoje estamos vivendo um tempo de restauração, restituição do ministério apostólico, para a igreja significa reconstituir a saúde, e restaurar a organização outra vez.

Deus quer trazer a restauração e reconstituição em sua vida, tanto em área pessoais como em áreas ministeriais. Ore e peça a Deus que lê ajude a identificar estas áreas e então se ponha a disposição de Deus para trabalhar nesta restauração interna e através de você restaurar a outros.

UMA MUDANÇA NECESSÁRIA

Restaurar significa voltar a existência, restabelecer, restaurar a condição original. Isto significa devolver, reiniciar, reviver, voltar a chamar a vida, retomar, reconstruir de forma similar ao original. Sem uma constante renovação e superação as coisas decaem; deterioram-se e declinam inevitavelmente por causa da negligência. Então a restauração é necessária para corrigir e mudar as situações.

Qualquer pessoa se encherá de regozijo quando, depois de comprar uma casa velha, a reconstitui a sua condição original, depois de passar por um árduo processo de restauração. Mesmo arruinada o olho perspectivo vê a casa que um dia teve sua elegância e encanto e que pode ser restaurada mais uma vez. Esta gente perspectiva desfruta do processo e dos resultados desta restauração. Em um sentido, eles exercem misericórdia sobre a velha casa e entram no trabalho de uma amorosa restauração.

A restauração dentro da igreja, que envolve cada um de nós, ocorrerá como resultado da misericórdia de Deus. Ele não permitirá que adoeçamos com a deteriorização do passado. Por causa do seu grande amor, ele restaurará para nós o que necessitamos para cumprir seus planos e propósitos na terra.

Os profetas falaram de restauração. A tradução Weymouth define restauração: o que Deus falou desde o tempo mais remoto através da boca dos profetas (At. 3:21)

Joel falou de uma parte do que ocorria nos últimos tempos. Agora estamos experimentado o maior derramamento do Espírito Santo que o mundo jamais conheceu. Há mais crentes cheios do Espírito Santo do que em qualquer outro tempo na história. O ministério apostólico está sendo discutido ao redor do mundo. Alguns o estão rechaçando de pronto, porém muitos o estão abraçando e começando a caminhar com eles. É algo novo. São novidades que Deus está fazendo.

Deus colocou nova ênfase nas palavras “restaurar e anos”. Deus não somente esta restaurando o ministério apostólico da Igreja como também esta restaurando os anos que foram perdidos durante a relativa ausência deste importante oficio. Em outras palavras, a colheita de almas que esteve perdida durante estes anos se recuperará neste tempo. Veremos multidões incorporando-se ao Reino como resultado da presença do Espírito nestes tempos finais.

Is. 42:22

A igreja está reclamando agora pela restauração do autêntico ministério apostólico. Estamos orando para a restauração e declaração dele profeticamente. O povo de Deus está saindo das cavernas e cárceres. A igreja está vivendo uma nova liberdade. Através da restauração do ministério apostólico a igreja está alcançando a maior liberdade no ministério.

A restauração é necessária por causa do rompimento (isto é a declinação gradual) do autêntico ministério apostólico depois que os primeiros apóstolos morreram. Paulo advertiu a igreja o que ocorreria depois da partida.

A seguinte profecia descreve por antecipação o que passaria depois da morte dos primeiros apóstolos. Era um quadro do que ocorreria depois que o ministério apostólico não estivesse presente.

At. 20:29,30

Muito rapidamente entre o segundo e terceiro século a igreja deu uma virada para o cerimonialismo e o tradicionalismo. Os falsos ensinamentos quase a apartaram da verdade. Posteriormente a igreja ingressou no período conhecido como Idade Média, durante o qual a igreja institucional ganhou um imenso poder político e social. Pouco a pouco ocorreu um aleijamento dos verdadeiros ensinamentos e práticas apostólicas. Mais tarde, a Reforma Protestante do século dezeseis começou a tirar a igreja fora das trevas espirituais que havia cegado sua mente por vários séculos.

A igreja Católica ensinou que a Igreja era apostólica, porém a autoridade apostólica estava institucionalizada na sucessão (a sucessão de nomeação) de bispos. Creu-se que esta autoridade veio desde Cristo, quem a sua vez nomeou seus discípulos, o qual a seu turno foram nomeando os bispos, em grego (episkopes), sobre várias cidades. Desde o segundo ao sexto séculos, todos os centro de liderança da igreja de Roma, tiveram um bispo. Na Igreja Católica Romana o Papa e o bispo de Roma, chegaram a ser reconhecidos como o bispo superior de todos.

A reforma protestante desafiou esta doutrina monopólica. Os reformadores consideraram que esta autoridade apostólica só se encontra na Bíblia, mais que na igreja e em suas instituições. Desafortunadamente muitos dos reformadores mais proeminentes também creram que o período apostólico havia cessado ao mesmo tempo em que o Novo Testamento.

UM MINISTÉRIO PERPÉTUO

O oficio apostólico nunca deverá cessar, foi destinado a ser um oficio perpétuo na Igreja através dos tempos. Os onze apóstolos entenderam pelas profecias de Davi que este ministério deve ser suprido quando houver uma lacuna.

Sl. 109:8

At. 1:20

O remanescente dos apóstolos orou ao Senhor, pedindo a direção para eleger outro que viesse a tomar o lugar de Judas Iscariote. Eles entenderam pela palavra do Senhor que outro deveria tomar o lugar vago deixado por Judas. Este é um principio bíblico concernente aos ofícios ministeriais. Cada geração é responsável por orar e crer que Deus vai suprir o oficio deixado pela geração anterior.

Não é vontade de Deus que este oficio fique vazio. Quando ele estava vazio a Igreja sofria por causa da ausência da unção.

A constituição dos Estados Unidos prescreve que o oficio executivo do presidente deve ser ocupado de geração em geração. Quando o presidente deixa vazio o oficio, outro o ocupa por eleição ou nomeação. Se o presidente morre no exercício do cargo, existe uma ordem de sucessão. O vice ocupará seu lugar imediatamente.

O oficio de presidente não cessou com a morte de Jorge Washington. Ninguém pensaria em deixar o oficio de presidente vazio. Alguém deve ser instalado como presidente para executar os assuntos governamentais. A mesma verdade se aplica na Igreja.

O oficio apostólico tem estado vazio há muito tempo, por causa de incredulidade e tradição da Igreja. Hoje está sendo suprido por aqueles que o Senhor tem elegido. Nossa doutrina esta sendo corrigida e nos estamos clamando por “restauração”.

O OFICIO APOSTOLICO TEM ESTADO VAZIO POR CAUSA DA INCREDULIDADE E DA TRADIÇÃO DA IGREJA, HOJE ESTA SENDO SUPRIDO POR AQUELES A QUEM O SENHOR TEM ESCOLHIDO

O ministério apostólico é perpétuo. Mesmo que os primeiros apostólos morreram, o oficio não. Os apóstolos são oficiais da Igreja. Eles não são apenas oficiais, mas eles têm um importante trabalho. Um oficial é um executivo, e os executivos têm a autoridade para executar comissões. Tendo em vista que a comissão da Igreja é apostólica, a Igreja necessita de apóstolos para cumpri-la.

UM REFORMADOR APOSTOLICO

Em 1896, desde sua sede em Chicago, John Alexander Dowie pregou um sermão intitulado “O ministério de um apostolo é para hoje?” Dowie habilmente confrontou a posição daqueles que mantinham a idéia de que houveram apenas doze apóstolos. Dowin sinalizou que esta posição não poderia ser correta se levarmos em conta os apóstolos Matias, Paulo, Tiago (irmão de Jesus) Barnabé, Apolo e tantos outros que o livro de Atos e ao longo do Novo Testamento são chamados de apóstolos.

No tempo que viveu Dowie a maioria da igreja não cria que o ministério do apostolo continuou depois da morte dos doze que estiveram com Jesus e pressuposto o apostolo Paulo. Dowie sustentou que o ministério de apostolo era algo perpétuo, constituído na Igreja por Deus, até o retorno de Cristo. Assombrosamente, a Igreja atual tem a mesma postura da Igreja do tempo de Dowie. Há muitos que crêem que o oficio de Apostolo ficou fora do lugar depois da morte dos primeiros apóstolos.

Dowie manteve a ordem de Deus, primeiramente apóstolos, depois profetas e em terceiro mestres. Isto foi uma mensagem radical contra a tradição de seus dias. Muitos não gostaram desta mensagem, porém era bíblico e verdadeiro. Dowie pregou uma mensagem de restauração do apostólico para uma Igreja que estava à frente de seu tempo.

Além de sua pregação, se você estudar a vida de John Alexander Dowie, você admitirá que seu ministério foi apostólico. Também foi reformador, pois durante sua vida pregou uma mensagem enérgica contra a apostasia da Igreja. Ele trouxe para a Igreja uma mensagem de sanidade e libertação que estava perdida a centenas de anos.

Dowie recebeu uma forte oposição por clérigos que o chamaram de fraudulento pela sua prática de sanidade divina. A imprensa de Chicago também o combateu, fazendo com que ele se retratasse por mais de cem vezes, tentando deter o ministério de Dowie da sanidade divina. Centena de pessoas foram curadas e milhares escutaram a sua pregação. Ele foi capaz de preencher o maior auditório de Chicago.

Ele pregou contra a hipocrisia da Igreja e os vícios do tabaco e do álcool em sua cidade. Os resultados foram fenomenais. Milhares foram salvos. Muitos de seus inimigos foram desmascarados por seus pecados e muitos morreram de vergonha. Dowie literalmente sacudio a cidade de Chicago e ocasionou problemas aos círculos religiosos e civis. Ele eventualmente deixou Chicago e instalou sua sede a 40 milhas da cidade, denominando o local como Sião.

Os sermões de Dowie se dirigiam contra o denominacionismo e o sectarismo das igrejas de seu tempo. Como mencionamos anteriormente, os apóstolos tem preocupação com a forma da Igreja. Quando a forma não é segundo a palavra de Deus o apostolo discernirá, pregará e ensinará a Palavra para que voltem a forma desenhada por Deus.

Um forte espírito reformador esteve na palavra de Dowie especialmente na área da sanidade. A falta de fé e de prática desta área o inquietou. Ele pensava que não ter compaixão pelos enfermos e não orar e crer que Deus os curasse era uma hipocrisia da Igreja.

Um comentário:

  1. Muita pouca base bíblica,um apostolo é chamado direto pelo Senhor Jesus e não por homens

    ResponderExcluir